Revista Sua Casa
Plurall Coworking
Uma fábrica desativada em Criciúma deu lugar a espaços que abrigam diferentes empresas no sistema coworking. A arquitetura potencializa a interatividade e valoriza a história da edificação.
Coworking é um modelo de trabalho pautado no compartilhamento de espaços e recursos de escritório, reunindo pessoas que não necessariamente trabalham em uma mesma empresa. É uma prática que cresce a passos largos no Brasil, e incentiva a interação entre pessoas de diferentes segmentos como forma de estimular a produtividade e proliferação de ideias.
Querendo construir um local assim, um grupo de jovens empresários de Criciúma procurou os arquitetos Altanir Machado e Alexandre Kronemberger, que já projetaram e executaram diversas outras obras para a família deles. A ideia era usar o prédio de uma antiga confecção desativada para receber o empreendimento – batizado de Plurall – dando vida nova ao local. “É comum um coworking explorar a identidade com a cidade onde está localizado. Então, buscamos a essência de Criciúma, um município com forte cultura industrial”, salienta Altanir.
Ele e Alexandre partiram do princípio de preservar a história do lugar. Reaproveitaram as eletrocalhas e fizeram com elas uma grande escultura iluminada no centro do salão principal. A manutenção e restauração do piso de madeira original também seguiu essa premissa. Investiram ainda no estilo industrial, mantendo alguns elementos da fachada e acrescentando grandes painéis de tijolos e placas de alumínio. “Vários itens da infraestrutura são aparentes, intencionalmente expostos, buscando resgatar a história do prédio”, ressalta Alexandre.
http://www.revistasuacasa.arq.br/sc/projetos/projetos/para-usar-e-compartilhar/
CONTATO
Bairro Michel - Criciúma/SC